Fraude - Justiça cassa dois vereadores da oposição Na cidade de Lago do Junco.

 

A justiça eleitoral se pronunciou e confirmou a cassação da chapa dos vereadores do MDB Lago do Junco por fraude na cota de gênero nas eleições de 2020. 


O partido registrou a candidatura de Maria Alda Leite, a Olga, apenas para cumprir a legislação eleitoral em relação à política de cota de gênero. 


O tribunal constatou que ela não recebeu nenhum voto, entendendo o processo como fraude. Por conta disso, não só ela mas toda chapa do MDB foi cassada no município. 


A lei eleitoral exige que haja em toda chapa ou coligação, pelo menos 30% de candidatas mulheres. Mas alguns partidos têm inscrito filiadas apenas para atender o percentual, sem que elas efetivamente façam campanha. 


Com a decisão, foram anulados todos os votos dados ao partido na ocasião, o que culminou com a perda dos mandatos de Raimundo Galo e Nivaldo do Pote. Os suplentes também tiveram os votos anulados.  


Os vereadores já tinham recorrido à ação, porém, a cassação foi mantida.


Como a chapa do MDB inteira foi cassada e, feita a recontagem dos votos, já tem data marcada para as duas novas vereadoras assumirem as vagas deixadas pelo grupo, são elas Idevânea (PT) e Marinete (PDT).


As novas vereadoras são da situação. Portanto, o grupo político da prefeita Edina Fontes e do ex-prefeito Osmar Fonseca, teve mais uma grande vitória, desta vez na Câmara Municipal de Vereadores. 


Falta agora só a realização da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2023-2024, com ampla possibilidade de um vereador do grupo da prefeita ser o novo presidente da Casa Legislativa. 



Com Informação: Blog do Carlinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADEIRO É ASSASSINADO COM TIRO NO OLHO ENQUANTO JOGAVA BOLA NA CIDADE DE LAGO DA PEDRA.

DELEGADO DA CIDADE DE LAGOA GRANDE FECHA CERCO CONTRA DOIS CRIMINOSOS QUE ASSASSINARAM MULHER EM BARRA DO CORDA .

HOMEM É ASSASSINADO A TIROS NA CIDADE DE LAGO DA PEDRA .