ANTONIETA LAGO FAZ BALANÇO E DESTACA PAUTAS E PROJETOS DA SECRETARIA DE ESTADO DA MULHER EM 2024

 

Segundo Antonieta Lago, foram muitos os avanços das políticas do governo do Maranhão em prol das mulheres.


_Legenda foto: Radialista Régina Santana conversa com a secretária de Estado da Mulher, Antonieta Lago,  no programa’ Pautas Femininas’_

            

A secretária de Estado da Mulher, Antonieta Lago, destacou durante entrevista ao programa Pautas Femininas da Rádio Assembleia, as ações e projetos do governo em prol às mulheres em 2024, e pontuou o planejamento da SEMU para o ano de 2025.


Antonieta, que era secretária adjunta, assumiu recentemente o cargo de secretária de Estado da Mulher, após o retorno da deputada Abigail Cunha (PL) à Assembleia Legislativa.


A nova titular da pasta ressaltou que o trabalho na secretaria continua, com o comprometimento do governo com as políticas públicas para as mulheres maranhenses e suas famílias.


Entre as inúmeras ações ela destacou as caravanas realizadas em todo o estado, como ‘Maranhão Empreendedora’ e ‘Maranhão Todos Por Elas’ , projetos com o foco no empreendedorismo feminino, segundo ela, "A melhor forma de enfrentamento à violência doméstica e familiar", e a parceria com a rede estadual de proteção a mulher.


“Estas são ações que a deputada Abigail deixa na secretaria e nossa missão é com o apoio do governador Carlos Brandão, continuar este trabalho, seguindo o plano estadual de políticas públicas voltado para as mulheres”, destacou Lago.


Outra importante ferramenta que atende de forma itinerante milhares de mulheres Maranhão a fora é a Carreta da Mulher, que leva serviços de saúde e informações para as mulheres e suas famílias aos locais mais distantes na capital e municípios do interior do estado, durante todo o ano. Segundo Antonieta somente em 2024, foram atendidas mais de 50 mil mulheres.


“Vale ressaltar que a Secretaria de Estado da Mulher tem uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, na qual nos fazemos presentes nas carretas com o objetivo de atrair as mulheres que, enquanto aguardam atendimento, recebem orientações, quanto ao enfrentamento da violência doméstica, entregando material, falando sobre a rede de proteção para elas e identificando casos” , disse Antonieta Lago.


A gestora falou ainda dos programas de proteção às mulheres, parcerias e rede de apoio da secretaria, destaque para importância da formação de lideranças nas comunidades, entre outros assuntos. 


Para 2025 Antonieta, destacou a continuidade das ações já desenvolvidas pelo governo e como vai ser o Carnaval deste ano.


"Para o Carnaval 2025 temos a campanha  ‘Não é Não’, ação que visa o combate ao abuso e violência contra mulheres no Carnaval, além do trabalho de prevenção para o público feminino.


"Em 2025 o governo do Maranhão através da SEMU, vai continuar o que vem dando certo e garantir que as políticas públicas atenda ainda mais mulheres maranhenses e suas famílias.", finalizou Antonieta.


*Mais ações*


Direitos das mulheres


A população feminina também esteve no foco das ações do Governo do Maranhão. Coordenadas pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu) as atividades buscaram garantir a independência financeira por meio da geração de emprego e renda, facilitar o acesso à saúde, promover o empreendedorismo e o empoderamento.


Entre as diversas ações realizadas estão a Caravana Maranhão Todos por Elas - Região Metropolitana, que alcançou um público de 20 mil mulheres. Já a Caravana Mulher Empreendedora levou oficinas profissionalizantes e palestras educativas para 3.445 mulheres.


Para ampliar o acesso aos serviços de saúde a Semu reúne diversos atendimentos na Carreta da Mulher Maranhense. Este ano, a Carreta da Mulher Maranhense atendeu cerca de 60 mil mulheres em 48 municípios do estado e bairros de toda a Região Metropolitana de São Luís, incluindo indígenas e comunidades quilombolas.


Para incentivar o empreendedorismo a Semu executa ações como a Feira com Elas, projeto de fomento que posiciona as mulheres cadastradas nos principais circuitos de negócios do estado. Ao todo, em 2024, a feira movimentou cerca de R$ 50 mil em negócios somente no segundo semestre do ano nas cidades de São Luís e Alcântara.


O acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade e violência é outra ação importante do Governo do Maranhão. Este trabalho é feito por diversos órgãos. Somente a Semu realizou 2.200 escutas ativas por telefone, além de acolhimentos presenciais na sede da secretaria por meio da Ouvidoria Estadual da Mulher.


Combate à violência de gênero


O combate à violência contra a mulher também seguiu firme ao longo do ano. A Casa da Mulher Brasileira totalizou 43.607 atendimentos realizados pelos 11 órgãos que integram a Casa da Mulher Brasileira em 2024.


Ao longo do ano, para coibir a violência contra a mulher no estado foram ampliados os serviços da Patrulha Maria da Penha bem como atividades de consciencialização nas escolas, bairros, faculdades, além das campanhas que já fazem parte do calendário anual de ações nos períodos de festas (Carnaval, São João etc) e iniciativas como “21 dias de ativismo”, “Agosto Lilás” entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM É CONDENADO HÁ 20 ANOS PELO ASSASSINATO DE CARLIM DA VAN VÍTIMA FOI ASSASSINADA A FACADA, CRIME OCORREU HÁ SEIS ANOS, NOVE MESES E 18 DIAS.

EM Lagoa Grande: Assassinato de defensor do ex-prefeito Dr. Jorge causa tensão na cidade.

POLÍCIA CIVIL E POLÍCIA MILITAR DE LAGOA GRANDE PRENDE ASSASSINO DE IDOSO.