Gaeco deflagra Operação Acqua Alta para apurar desvio de recursos públicos em Buriticupu.


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão deflagrou, na manhã desta quarta-feira (5), a Operação Acqua Alta, em cumprimento a dez mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão.


As ordens judiciais estão sendo cumpridas nos municípios de São Luís, Imperatriz, Buriticupu, Presidente Dutra e Cantanhede.


A investigação apura irregularidades na contratação da empresa Veneza Construções e Locações Eireli pela Prefeitura de Buriticupu, com suspeitas de inexecução contratual e desvio de recursos públicos.


De acordo com o Gaeco, a empresa teria sido contratada para realizar obras que já haviam sido executadas na gestão municipal anterior. As apurações indicam que parte dos valores pagos pela Prefeitura teria sido repassada a servidores públicos, familiares dos envolvidos e à empresa Alpha Construções e Serviços Ltda., ligada ao atual prefeito de Buriticupu. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 7 milhões.


Os investigados já respondem a uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, proposta pelo promotor de justiça da Comarca de Buriticupu, Felipe Rotondo.


A operação contou com a participação de promotores de justiça dos núcleos do Gaeco de São Luís e Imperatriz, além do apoio das Polícias Civil e Militar do Maranhão, dos promotores de justiça de Cantanhede e da 3ª Promotoria de Justiça Especializada de Açailândia. A Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (CAEI-MPMA) também auxiliou na execução das medidas.


Os documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), com o objetivo de subsidiar eventual oferecimento de denúncia.


O nome da operação faz referência ao fenômeno de “acqua alta”, que provoca enchentes periódicas na cidade de Veneza (Itália), em alusão ao nome da empresa Veneza Construções e Locações Eireli, contratada pelo município de Buriticupu.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indignação entre Aprovados do Concurso Público da Prefeitura de Conceição do Lago Açu.

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM EM FLAGRANTE DELITO PELA PRATICA DO CRIME DE TRAFICO DE DROGAS

DELEGADO É MORTO E DOIS AGENTES FICAM FERIDOS DURANTE CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO NO MARANHÃO